Caracterizado por um flow acelerado e um Hip Hop fresco, new school e festivo, com influências de reggae e dancehall, o rapper de Cascais, Dengaz, trocou algumas palavras connosco sobre o seu percurso e o seu álbum de estreia a solo, “Skill, Respeito e Humildade”, à venda desde Março. 

Freestyle: Que recordações guardas do teu primeiro projecto, Dinastia? Quem te iniciou e como eram esses tempos?

Dengaz: Éramos quatro amigos. Eu, DNG, Kimera (Marcos) e Crente. Lembro-me de gravar as músicas em tempo real directamente para um MiniDisc ou para uma K7 e também as produções, já muito à frente, do DNG (na altura eu nem gostava muito de algumas, queria era violinos!).
Comecei, por brincadeira, a fazer algumas músicas com o Andrew, conhecido por DNG, mas já com o objectivo de levar o projecto a sério. Foi com eles que dei o meu primeiro concerto, que fui a primeira vez a uma rádio e que também gravei a minha primeira maqueta. Lembro-me ainda de gravar algumas músicas com o GZA Raptor (Imperial Raça) e da ajuda preciosa do MC, com o qual chegámos a gravar algumas músicas no seu home studio.
Isto tudo passava-se entre S. Pedro do Estoril, Bairro da Marianas e Bairro de Alcoitão. 



Começaste como MC Criador, porquê alterar o nome para Dengaz? 

Dengaz: Comecei como Criador há muitos anos. Entretanto começaram-me a chamar Denga (nome pelo qual sou conhecido por toda a gente), então achei por bem manter o nome mais fiel pelo qual sou conhecido "cá fora". E como gosto de brincar com nomes... foi isto que aconteceu ao meu - Dengaz! 


És também vocalista de Innastereo, quais as metas, mais importantes, que consideras já ter alcançado com o grupo?

Dengaz: As coisas mais importantes que fizemos foram a gravação do EP, presenças em programas de televisão e os diversos concertos que já demos, entre os quais, destaco o Sudoeste 2008 e 2009. 


“Skill, Respeito e Humildade” é o nome do aguardado álbum de estreia a solo. Há quanto tempo andava a ser planeado? 

Dengaz: Na verdade sempre pensei gravar este álbum, para o qual só comecei a trabalhar há 2 anos e a gravá-lo há, mais ou menos, 1 ano. 


Reggae, dancehall ou Hip Hop? Com qual te sentes mais identificado?

Dengaz: Hip Hop e dancehall. Mas também não fico muito tempo sem reggae. 


Num dos temas do teu álbum de estreia a solo caracterizas-te como “fresh”. O que pretendes trazer de novo com este disco?  

Dengaz: Um novo rapper com diferentes influências, flow e produções originais e uma nova abordagem ao rap português. 


O álbum tem um cunho de produção bastante electrónico. Foi um requisito que fizeste aos produtores convidados? Quem são?

Dengaz: Os produtores são SP, DNG, Uno P, Tee, Intakto e Stylver. Sim, essa sonoridade bastante electrónica foi propositada porque era o que eu estava a gostar de ouvir na altura, entre outras coisas. 


Quais as tuas principais influências, provenientes de solo americano? 

Dengaz: Bone Thugs N Harmony, Busta Rhymes, Ludacris, Common, Talib Kweli, Mos Def, Krs One, Lil Wayne... Artistas de r&b, soul e alguns de dancehall... É muito difícil dizer, depende dos momentos! Oiço quase tudo! 
 

Gostavas de ver mais “Skill, Respeito e Humildade” no Hip Hop nacional? 

Dengaz: Claro que gostava e muito! Apesar do nome não ter sido escolhido só a pensar no movimento Hip Hop. São três características que eu acredito serem essenciais para qualquer pessoa vingar na vida. 


Onde filmaste o vídeo do tema que dá nome ao álbum e como surgiu o convite à crew de b-boys Natural Skills? 

Dengaz: O vídeo foi gravado num armazém, em Santos. E o convite à crew Natural Skills surgiu através de um amigo em comum. 


Tens planos para gravar mais algum vídeo relativo a este álbum?  

Dengaz: Tenho. Da música "Pelo Que Sou (Hope So)". Mas se conseguir ainda vou tentar fazer mais um vídeo do álbum. 


Quando se fala em Cascais pensa-se “nas tias”, mas o que é certo é que há muito Hip Hop a surgir em Cascais. Não achas uma controvérsia?  

Dengaz: Cascais é muito mais do que "tias", quem vive cá sabe disso, e está na hora de todos saberem. E o Hip Hop não é só do ghetto! Por isso acho normal! Há muita coisa a surgir e algumas com muita qualidade. 


Em jeito de despedida, um dos teus convidados no álbum foi MC Raptor. Se ele te pudesse ouvir neste momento, que mensagem gostarias de lhe deixar?

Dengaz: Que foi um prazer conhecê-lo, uma honra tê-lo como amigo e um privilégio fazer música com ele. É uma pena ele não ter concretizado todos os sonhos que tinha. DREAMERZ! 





Por: Daniela Ribeiro

Fotos: Papion


FREESTYLE/2010

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola